MY SECOND HOME

Para mim o trabalho é um pilar fundamental da vida. Não vivo para trabalhar mas sem dúvida não consigo viver bem sem trabalho, sem aquela força motora de adrenalina por estar a fazer algo que nos alimenta a alma, nos faz genuinamente melhores e mais completas. Não saberia trabalhar sem paixão. Como tudo na vida, temos que fazer o que nos move, o que faz sentido, o que nos faz de alguma forma mais felizes no nosso dia a dia.

Tão importante quanto o trabalho é o ambiente onde se trabalha. Já estive 3 anos a trabalhar de casa e confesso que não é para mim… Hoje em dia com os novos formatos de profissões em que se pode trabalhar remotamente ou independente, surgiu a necessidade da criação destes espaços onde possamos estar para sermos mais produtivos, que nos ajude na motivação – são os chamados co-work spaces. Há muitos por aí espalhados por quase todas as cidades do mundo. Mas nenhum como o que comecei a frequentar e me tornei uma apaixonada assumida: o Second Home. Aliás, ele não é um co-work space (essa palavra é proibida), é muito mais que isso. É um espaço de troca de sinergias, de estímulo, um catalisador de projectos e ideias

_LAT8771 copy

Quando comecei a frequentar o Second Home em Fevereiro confesso que estava um tanto desmotivada por alguns fatores que estavam a acontecer. Mas no mesmo dia que lá estive pude sentir uma enorme diferença no meu estado de espírito, na minha vontade de tocar as coisas para frente. A energia do espaço por si só é especial. A equipa do Second Home é como uma família e tudo fazem para potencializar o seu projecto. Eles conhecem o que está a fazer e te colocam em contacto sempre que surgir alguém no espaço que possa agregar algo de positivo. Para além disso, toda a semana ha uma agenda cultural intensa com palestras interessantes sobre os maia variados temas com os mais incríveis profissionais. Sem contar com as aulas de Pilates, Yoga, Meditação que acontecem todas as semanas. Ou o grupo de corrida e surf também semanal. É uma forma de estimular corpo e mente!

Para finalizar a semana, toda sexta feira ao fim do dia há o happy hour, o que chamamos de Network Drinks – um momento que o bar oferece as bebidas para estimular as pessoas a estarem em convívio e se conhecerem. A cada sessão há um DJ convidado para animar ainda mais espaço. É mesmo especial.

Tudo isso acontece num espaço fantástico no Mercado da Ribeira, dividido entre um lounge (onde fica o bar que serve almoços, bebidas, petiscos…) e a zona de trabalho com mais de 200 postos. O design de interiores é incrível, trabalho de arquitectura contemporânea e plantas… muitas plantas! As divisões entre os locais de trabalho acontecem por plantas que se espalham pelo ambiente, o que torna tudo muito mais acolhedor.

Screen Shot 2017-05-29 at 17.05.42

O lounge / bar / café

Screen Shot 2017-05-29 at 17.04.55

O espaço de trabalho rodeado por plantas

_LAT8759 copy

Fica aqui a minha declaração de amor assumida por este projecto com o nome que o descreve na perfeição: SECOND HOME <3

Second Home copy

Fotos: Louie Thain / Local: Second Home Lisboa